16 de jan. de 2015

Como é feito o Neurofeedback

EEG Q  Neurofeedback      
                  



Um EEG inicial (eletroencefalograma) é obtido juntamente com uma descrição dos sintomas, anamnese (história e família).

Apos avaliação é feito plano de treinamento e executado por várias números de sessões sucessivas.

O paciente devera frequentar os treinamentos de uma a duas vezes por semana, e apos um período de aproximadamente 30 sessões pode-se verificar uma melhora acentuada dos padrões das frequências cerebrais. Este se beneficiara com a melhora dos seus sintomas e prejuízos cognitivos , bem como o emocional e comportamental.

O treinamento de EEG Neurofeedback é indolor, não evasivo. Usa-se um pouco de pasta condutiva, eletrodos são fixados ao couro cabeludo, e um para cada orelha.

As ondas cerebrais são constantemente monitoradas pelo neuropsicólogo por meio de um amplificador e um computador que processa os sinais fornecendo o feedback apropriado. Este é apresentado para o paciente por meio de um vídeo game, jogos, vídeos, desenho animados, filmes, DVDs conforme necessário.

O paciente inicia a sessão e as atividades cerebrais serão re-equilibradas a cada sessão.

Seu cérebro devera mudar a freqüência das ondas de acordo com os planos de treinamentos pré estabelecido através dos dados obtidos na avaliação.

Com os progresso, as sessões são ajustadas para otimizar o feedback.

Gradualmente, ao longo de várias sessões, o cérebro responde ao feedback que é dado e novos padrões de ondas cerebrais são aprendidas e o paciente passa a ter freqüência cerebrais mais adequadas e equilibradas.

No caso de transtorno de déficit de atenção, observamos que a distração, impulsividade e hiperatividade serão re equilibradas levando o paciente a uma melhora no seu desempenho escolar, atencional e comportamental, bem como a sua auto estima será mais saudável.

Lesão cerebral resultante de concussão, ou acidente vascular cerebral, observa-se redução de sintomas de confusão, irritabilidade, distúrbio do sono, depressão, dor, cansaço e melhora das funções mnésticas ( memória).

Epilepsia, pode se observar uma redução na incidência e gravidade das crises. Em alguns casos, uma redução do medicamento anticonvulsivante é possível, conforme indicação do médico do paciente.

Crianças com distúrbios de aprendizagem beneficiam-se de maior controle das funções executivas e atencionais, bem como as mnésticas, melhorando a sua atenção , concentração, habilidade para raciocínio matemático, velocidade de processamento de informações dentre outras.

Nos casos distúrbios de leitura e escrita (dislexias, discalculias) com os treinos percebe-se uma melhora acentuada, pois com o re-equilibrio das ondas cerebrais o paciente passa a ter maior domínio das suas funções cognitivas de linguagem, visuo perceptivas e motoras.

Estes são apenas alguns casos que podemos treinar com a técnica do neurofeedback.

Existe muitas outras que respondem satisfatoriamente ao treinamento, tais como
stress pós traumático, déficits de memoria, problemas motores, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, bruxismo, enurese noturna, encoprese etc…


As Ondas cerebrais e o EEG Neurofeedback  
                                  
   O EEG (eletroencefalograma) é usado para medir as mudanças elétrica produzida pelas células piramidais na superfície do córtex. A gravação apresenta os padrões de ondas cerebrais.

As ondas cerebrais são medidas em freqüência (como as ondas cerebrais por segundo) e em amplitude (o potencial elétrico ou quão alto é a onda).

Neurofeedback a principal ênfase não é a qualidade das ondas cerebrais (como analisado por neurologistas para detectar crises convulsivas), mas sim a proporção de certas ondas cerebrais em relação a outras ondas.   É o chamado QEEG (eletroencefalograma quantitativo).

Funcionamento cerebral     
             

Anatomicamente, o cérebro é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo, os quais encontram-se conectados pelo corpo caloso. Apesar de apresentarem formas de processamento diferente, os hemisférios trabalham em conjunto para obtermos o resultado final em nosso comportamento.

O hemisfério esquerdo é mais ativado em atividades que envolvam cálculos, linguagem e o uso das palavras.

O hemisfério direito é mais ativado em tarefas visuo espaciais, apresenta percepção mais holística, intuitiva, criativa.

O cérebro necessita de uma conexão em ambos os hemisférios para um bom funcionamento cerebral.

As regiões corticais também funcionam de maneira diferenciada, apresentando funções especificas.

Elas são divididas em: lobo Frontal , parietal, temporal e occipital




EEG Q Neurofeedback   e HEG Neurofeedback 




Através da avaliação EEG Neurofeedback podemos verificar a freqüência e a região que necessita ser treinada.
A partir destes dados  podemos iniciar os planos de treinamentos com o uso de EEG  e ou HEG Neurofeedback.
Dependendo do  diagnostico podemos introduzir  também o Biofeedback  - Freqüência da Variabilidade Cardíaca (FVC) para auxiliar no estado emocional, stress etc.



Sessão de HEG ( treino neuro cognitivo)

Através de games, desenhos, filmes, DVDs etc.  podemos  proporcionar ao paciente o feedback do treino.
                                               



                                              


                                                                                                      



    Cada paciente apresenta um padrão cerebral e suas necessidades  a serem   treinadas.                            
O Tratamento com Neurofeedback é  completamente natural e não-invasivo. Ou seja, o paciente não recebe nenhum tipo de irradiação elétrica ou magnética do equipamento. 
Também não há risco de choque.  
Recomenda-se que o paciente frequente semanalmente os treinos e faça no mínimo de 24  sessões a 30 sessões  e faça re- avaliação para verificar  se ha necessidade de  dar continuidade. Cada caso deverá ser analisado individualmente, e suas reais necessidades de treinamento, a quantidade de sessões varia de paciente para paciente.

Neurofeedback é um instrumento para treinar e melhorar as funções cerebrais não é mágica.
Necessita de empenho e determinação.

EEG  Os eletrodos são colocados sobre o couro cabeludo, ou é utilizado a toca para a captação das emissões elétricas dos neurônios, que pulsam dentro do crânio. Por meio de cabos, estas informações elétricas são enviadas a um computador



Como é feito os treinos HEG   


Através de filmes, jogos,DVDs, desenhos, filmes  ou  musica  podemos  treinar o cérebro do  paciente de forma agradável  e tranquila.


Postado por Marilene Simioni : 17.01.2015.

   
Estamos  agendando pacientes pelo telefone 011 4994.2599
Atendimento de Crianças - Adolescentes e Adulto 


Nenhum comentário:

Postar um comentário