14 de fev. de 2010

Atendimento em Neuropsicologia



São utilizados instrumentos neuropsicológicos específicos para avaliar os dois hemisférios cerebrais, com objetivo de verificar as funções intelectuais, executivas, atencionais, Mnésticas (memória verbal e visuo-espacial), linguagem (compreensão verbal e nominal), e visuo percepto motora (organização visuo-espacial).

 
 
São avaliadas também as áreas emocionais e comportamentais.



O conjunto dos instrumentos utilizados nos possibilita uma avaliação global das capacidades da criança, adolescente ou adulto, bem como das dificuldades e déficits cognitivos que estão prejudicando o seu desempenho, evolução pedagógica e ou emocional e comportamental.
                          
A neuropsicologia investiga a expressão comportamental das disfunções cerebrais, isto é, a interação entre estruturas cerebrais preservadas e prejudicadas e as funções cognitivas, tais como linguagem, memória, atenção e outras.

                        

 

Reabilitação Neuropsicológica


Reabilitação neuropsicológica destina-se a reduzir os efeitos de déficits cognitivos e alterações de comportamento emocionais que agem como obstáculos ao desempenho adequado. A ação da reabilitação melhora o desempenho das funções total ou parcialmente que encontram-se preservadas através de treinos  neurocognitivos,  no intuito de  adquirir  novas habilidades  melhorando a qualidade de vida dos paciente e familiares.
Os primeiros passos  em relação ao avanço da reabilitação neuropsicológica ocorrer após a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, período este que os  estudiosos  começaram a entender  os diferente tipos de lesões e suas influencias no comportamento humano e como poderia  auxiliar para  diminuir os sofrimentos destes lesionados.
Com o passara dos anos a tecnologia  e seus avanços causam lesões diferentes nos seres humanos tais  como lesões cerebrais causadas por acidentes automobilísticos, vitimas de violências de armas, entre outras, bem como o  envelhecimento do homem e suas conseqüências  que  com os as reabilitações passaram amenizar os sofrimentos  diante destas perdas cognitivas .
 Sem esquecer da doença  de Alzheimer,demências fronto temporal, Parkinson, hipertensão arterial, lesões cerebrais por acidente vascular cerebral (AVC – hemorrágico ou isquêmico) bem como  em relação as funções mnesticas (memória) funções executivas  e atencionais abrangendo áreas de organização, planejamento , rapidez de raciocínio e  a área atencional, Traumatismo crânio encefálico (TCE) e suas  complicações frente as lesões  cognitivas ou motoras etc... poderão ser tratadas e reabilitadas  com técnicas adequadas a  cada paciente. Todos os planos de atendimentos são individualizados e  reais a cada paciente.
Os déficits cognitivos podem ser melhorados, as áreas que foram lesionadas não poderão ser reabilitadas.
O cérebro poderá reagir  com uma plasticidade neuronal tomando caminhos  pelos quais o paciente poderá  obter melhora devido a tal plasticidade.Isto poderá ocorrer, ou não, cada paciente  apresenta um problema específico e deverá receber um plano de reabilitação também especifico para sua reabilitação. Cada ser é único.Os estímulos  sempre auxiliarão na recuperação.
O primeiro passo é a  avaliação neuropsicológica para poder montar um plano de tratamentos para auxiliar o seu crescimento e desenvolvimento de forma maios adequada e real.Com o conhecimento das suas reais funções cognitivas e perdas e preservações, o neuropsicólogo e a equipe multidisciplinar poderá  auxiliar o paciente a tomar caminhos mais adequados levando a uma melhora de qualidade de vida.
Pacientes com  distúrbios neurológicos e ou  neuropsiquiátricos  podem se beneficiar de tais  reabilitação, todas dentro do plano de atendimento  para cada paciente e suas realidades.
A Psicologia  comportamental juntamente com  uma integração de campos como psicoterapia, psicologia cognitiva, neuroplasticidade, Lingüística, psiquiatria, geriatria e outros campos , aplicadas ao paciente tente a beneficiar o seu  crescimento e desenvolvimento.
Hoje a neuropsicologia  esta mais abrangente e possui novas técnicas para auxiliar na reabilitação dos  pacientes.
Equipe multidisciplinar trabalham juntas , médicos, neuropsicólogo, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc. trabalham juntos para minimizar e melhor desempenho e as atividades de vida diária do paciente e familiares.
O Neurofeedback (EEG Neurofeedback  - HEG  - Hemoencefalografico - o Biofeedback (freqüência  da variabilidade cardíaca) poderá ser utilizado como um dos instrumentos para auxiliar na reabilitação cognitiva. Deverá ser analisados cada caso e suas reais necessidades para poder ser introduzido tal instrumento de reabilitação ou não

Algumas das Enfermidades neurológicas e multidisciplinares que são atendidas na área de Neuropsicologia e que podem se beneficiar com a reabilitação neuropsicológica

Adultos 
TCE (trauma crânio encefálico)
AVC (acidente vascular cerebral)
Alterações cognitivas pós AVC
Encefalites, HIV, vasculites etc
Esclerose múltipla
Demências
Tumores do sistema nervoso central
Parkinson
Epilepsia
Doenças de Alzheimer
Agnosias visuais, construtivas etc
Afasias, Disartrias
Avaliação de déficit cognitivo associado ao alcoolismo (demência Werneck Korsakoff)
Avaliação de déficit cognitivo associado a drogas (cocaína , cola, etc.)
Avaliação dos déficits cognitivos na esquizofrenia etc.....


Crianças
Avaliação de déficit intelectual congênito
TDAH Transtorno de déficits de atenção e Hiperatividade
Distúrbios Mnésticos (problemas de memória)
Distúrbios de Aprendizagem
Dislexias, discalculias
Raciocínio matemático
Velocidade de processamento de informação
Síndrome de Asperger
Autismo

Enurese, encoprese, etc



Treinos Neurocognitivos  - Computadorizados 


                                  


                      





 







               Reabilitação com Técnica de Neurofeedback : EEG -HEG  
                      Biofeedback (Frequência de Variabilidade Cardíaca)

Neurofeedback - EEG 
Biofeedback - FVC
As reabilitações são efetuadas com planos individualizados, dependendo da necessidade de cada paciente.
Pode se utilizar as técnicas de EEG Neurofeedback, HEG (Hemoencefalografia ), bem como de reabilitação neuropsicológica e ou emocional.
Os planos de atendimentos seguirão as reais necessidades e capacidades de cada paciente, objetivando o seu melhor desempenho cognitivo, emocional quanto comportamental.

Com o treino das ondas cerebrais, o paciente melhorar o funcionamento cognitivo e comportamental decorrentes de dificuldades de regulação do sistema nervoso.

Nosso cérebro produz impulsos elétricos em uma variedade de frequências. Estas frequências elétricas podem estar fora de equilíbrio ou muito instáveis, por várias razões incluindo o estresse, doença, predisposição genética e trauma cerebral.

Neurofeedback dá ao cérebro a informação necessária de que necessita para re-aprender e melhorar o funcionamento. Os impulsos elétricos do cérebro são medidos e um computador está programado para dar feedback quando os padrões de ondas cerebrais estão melhorando. Através de jogos, vídeos, DVD podemos alterar a freqüência das ondas cerebrais, o cérebro começa a responder aos estímulos que recebe, iniciando a aprendizagem de novos padrões de ondas cerebrais.


 Neuropsicologia
Deverá ser  efetuada por neuropsicólogo , pois possui instrumentos específicos e detalhados para obter o diagnostico correto:




Estamos  agendando pacientes pelo telefone 011 4994.2599
Atendimento Crianças - Adolescente e Adultos 

Postado por Marilene Simioni 17.01.2015
























Nenhum comentário:

Postar um comentário