21 de jan. de 2015

Avaliação Neuropsicológica

                                                                 
Estabelece parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia, completa o diagnostico na área do desenvolvimento e aprendizagem.

Os objetivos são de levantar dados clínicos que permitam diagnosticar e estabelecer tipos de intervenção, e reabilitação particular e específica para pacientes e grupos nas seguintes condições:







Paciente que apresentam prejuízos ou modificações cognitivas ou comportamentos devido a eventos que atingiram primaria ou secundariamente o sistema nervoso central.







O potencial adaptativo não é suficiente para manejo da vida pratica, acadêmica, profissional familiar ou social.

Foram geradas ou associadas a problemas bioquímicos ou elétricos do cérebro, decorrendo disto modificações ou prejuízos cognitivos, comportamentais ou afetivos.

O paciente se beneficia de uma reabilitação mais adequada, promovendo uma intervenção terapêutica mais eficiente através de um programa de reabilitação para treino das funções prejudicadas.

O desenvolvimento cerebral da criança tem características próprias a cada faixa etária, portanto, dentro desse padrão de funcionamento cerebral, é importante a elaboração de provas de acordo com o processo maturacional do cérebro, lembrando sempre que existe uma plasticidade cerebral e que deve ser respeitada.

Crianças com dificuldades para aprendizagem, déficits de atenção e hiperatividade, dislexia, discalculias, dificuldades visuo construtivas e visou espaciais, dificuldades de compreensão verbal e articulatórias, raciocínio matemático, dentre outras, quando diagnosticadas e detectados os déficits cognitivos se beneficiam mais rapidamente dos programas de reabilitação havendo uma melhora cognitiva e emocional e comportamental mais rápida e eficaz.

Uma das técnicas utilizada para reabilitação é o EEG Neurofeedback, instrumento que nos possibilita ter a visão imediata do desempenho cerebral.

As freqüências cerebrais são avaliadas através de uma avaliação EEG e efetuado o plano de treinamento onde o cérebro ira se auto regular as freqüência cerebrais adequadas ao melhor desempenho cerebral para cada paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário