16 de jan. de 2015

Neurofeedback HEG (hemoencefalografico)








           HEG Neurofeedback (Hemoencefalografia)

Desenvolvido peloDr. HershelToomim  falecido no dia 19 de julho de 2012, trabalho inovador. O Termo HEG é um termo usado  pelo Dr. Toomim, em 1995, em sua apresentação na conferência da Association for AppliedPsychophysiology and Biofeedback (AAPB), quando reportou os resultados iniciais da sua pesquisa na plenária.
 O HEG representa uma opção mais robusta para o mais conhecido Neurofeedback EEG, pois o HEG não faz uma medida elétrica, logo não é afetado pela atividade muscular do olho, testa e maxilar.
 EEG e HEG são siglas e pronunciam-se por suas letras.  O termo HEG não descreve a tecnologia em si, mas a aplicação da tecnologia de medição do sangue dentro de um circuito de informação retroalimentada. Este fato está demonstrado mais claramente na leitura da patente que Dr. Toomim e Robert Marsh registraram, em 1999, que engloba a definição e a aplicação:“Aparelho e método para Biofeedback da atividade do sistema nervoso central humano usando a detecção de radiação.” Isto é importante, porque dentro do HEG, existe atualmente duas tecnologias distintas, com suas próprias linhas de investigação psicofisiológica e terminológica, e quando em diálogo com esses investigadores, "HEG" é muitas vezes um termo desconhecido. 
O HEG possuiduas importantes tecnologias utilizadas para capturar a hemodinâmica cerebral são conhecidas também por suas siglas, mas elas são freqüentemente pronunciadas como palavras. 
NIRS: NearInfraredSpectroscopy (espectroscopia por infravermelho proximal), que utiliza a luz para medir a oxigenação e a perfusão de sangue do cérebro;   
PIR: Passive InfraredPhotography (fotografia infravermelho passiva), que mede o calor vindo do cérebro para inferir a perfusão de sangue do mesmo. 

NIR :Desenvolvido  pelo Dr. Hershel Toomim, hemoencephalography infravermelho mede a evolução do nível de oxigenação local do sangue. Semelhante a  ressonância magnética funcional, que utiliza as alterações nas propriedades magnéticas do sangue resultante da oxigenação para formar uma imagem da atividade cerebral, NIR utiliza as alterações na translucidez do sangue resultantes de oxigenação para gerar um sinal que pode ser manipulado conscientemente em sessões Neurofeedback. No nível mais básico, NIR hemoencephalography brilha alternando vermelho (660 nm) e perto de infravermelho (850 nm) luz sobre uma área específica do cérebro, normalmente através da testa. Embora o crânio é em grande parte translúcida a estes comprimentos de onda de luz, o sangue não é. A luz vermelha é usada como uma sonda, enquanto que a luz infravermelha proporciona uma linha de base relativamente estável para efeitos de comparação. Células fotoelétricas em um espectrofotômetro dispositivo usado na testa  para medir a quantidade de cada comprimento de onda da luz refletida pelo fluxo sanguíneo cerebral no tecido cortical ativado e envia os dados para um computador, que calcula então a relação do vermelho à luz infravermelha e converte-o em um sinal visual de correspondente ao nível de oxigenação em uma interface gráfica que o paciente pode ver. O nutriente chave monitorizada por NIR é oxigênio. Em NIR, como a proporção de hemoglobina oxigenada (HbO2)desoxigenada para hemoglobina (Hb) aumenta, o sangue torna-se cada vez menos translúcida e dispersa mais do que a luz vermelha, em vez de o absorver. Em contraste, a quantidade de luz infravermelha espalhadas pelo sangue é largamente impermeável às mudanças no nível de oxigenação da hemoglobina. 
PIR: Desenvolvido pelo Dr. Jeffrey Carmen, um psicólogo de Nova York, descreve o HEG infravermelho como uma união dos princípios hemoencephalography  clássicos empregados por Toomim e uma técnica conhecida como thermoscopyPIR utiliza um sensor semelhante ao sensor para detectar a luz NIR a partir de uma banda estreita do espectro infravermelho e que corresponde à quantidade de calor que é gerado por uma região do cérebro ativo, bem como o nível de oxigenação do sangue local. O calor detectado pelo PIR é proporcional à quantidade de açúcar a ser queimado para manter a taxa de aumento de combustível necessário para a atividade neuronal metabólica elevada. 
* Texto original em inglês em: http://bio-medical.com/news/2012/07/heg-modes-nirs-pir/#more-839


NIR
PIR


HEG e sua Utilização:
Na região do Lobo Frontal (pré-frontal – F7, Fp1 , Fp2, Fp8) será estimulada as funções executivas do cérebro.
F7 podemos estimular as emoções positivas, memória episódica, programação da linguagem e raciocínio analítico.
Fp1 é responsável pela atenção, planejamento e organização.
Fp2 é responsável por personalidade, controle dos impulsos e verificação das ações.
F8 é responsável por emoções negativas, comunicação social e raciocínio viso espacial.


O HEG é recomendável para transtornos que afetam o lobo frontal,e pré frontal tais como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), déficits organização, planejamento, rapidez de raciocínio, e controle emocional, transtorno de personalidade entre outros.
HEG: utilizado a faixa infravermelha NIRque é indolor e  não invasiva.


Através de uma luz infravermelha que fica em uma faixa-sensor colocada no córtex pré-frontal do paciente, detectamos o deslocamento do fluxo sanguíneos nos  capilares  até gerar  os disparos dos neurônios - região executiva do cérebro área esta responsável pela organização, planejamento, rapidez de raciocínio, atenção concentração, motivação controle emocional. Controle dos impulsos verbais e comportamentais e memória operacional.
Com o treinamento semanal podemos auxiliar ao paciente aprender a controlar esse deslocamento sanguíneos proporcionando melhor concentração, auxiliando no tratamento de TDAH (transtorno de déficits de atenção e hiperatividade), transtorno de ansiedade, dificuldade para aprendizagem, etc.


Através de  games, desenhos, filmes, DVDs etc.  podemos  proporcionar ao paciente o feedback do treino.
  
                                             

                                 






Avaliação EEG Neurofeedback 

   

            
 Através da avaliação EEG Neurofeedback podemos verificar a freqüênciae a região que esta mais afetada, e a partir  destes dados  podemos incluir o HEG nos treinos  podendo ou não ser intercalado os treinos de EEG Neurofeedback.
Cada paciente apresenta um padrão cerebral e suas necessidades de seremalteradas, através da avaliação  podemos  dar continuidade aos treinos e tratamento.


O tratamento com Neurofeedback é completamente natural e não-invasivo. Ou seja, o paciente não recebe nenhum tipo de irradiação elétrica ou magnética do equipamento. Também não há risco de choque.
Recomenda-se que o paciente frequente semanalmente os treinos e faça no mínimode 24 sessões a 30 sessões
EEGos eletrodos são colocados sobre o couro cabeludo, ou é utilizado a toca para a captação das emissões elétricas dos neurônios, que pulsam dentro do crânio. Por meio de cabos, estas informações elétricas são enviadas a um computador


Como é feito os treinos HEG
Através de filmes, jogos,DVDs, desenhos, filmes  ou  musica  podemos  treinar o cérebro do  paciente de forma agradável  e tranquila.



                                                                                                 

Postado por  Marilene Simioni  jan.2015
                       
       
                              
Biofeedback – Frequencia da Variabildiade cardiaca (FVC)Biofeedback : Frequencia da Variabilidade Cardiaca ( FVC)  :  permiti aos pacientes desenvolver a capacidade auto regulação. Envolve o retorno imediato da informação através de aparelhos sensórios eletrônicos, sobre processos fisiológicos (frequência cardíaca, O método permite à pessoa voluntariamente regular suas reações fisiológicas e emocionais.. Todos os processos fisiológicos podem ser controlados através do uso de Biofeedback
 O treinamento inclui diferentes métodos de conscientização e relaxamento, como, por exemplo, técnicas respiratórias,
O termo treino por Biofeedback entrou em uso, por volta de  1969 , quando demonstrou ser uma ferramenta útil no ensino e aprendizado de processos de auto regulação que envolvem treinamento. O termo é formado pelo radical 'bio' (vida) e 'feedback' (retorno de informação).
O Biofeedback, que também é descrito como "método de treinamento psicofisiológica por meio de equipamentos eletrônicos", é uma ferramenta utilizada na pesquisa, treinamento e tratamento clínico de profissionais de instituições de referência mundial, quase que em toda a totalidade.
  Aspetos como o stress , padrões de ondas cerebrais, respiração,  batimentos cardíacos, tensão muscular, fluxo sanguíneo, temperatura, entre outros, são captados e filtrados. As amostras são convertidas e transmitidas ao paciente, em tempo real, por meio de equipamentos que treinam estes padrões.
Em ambientes clínicos, esses e outros processos de auto regulação adquiridos, através do treinamento em Biofeedback, podem ser usados para reduzir ou eliminar sintomas de desordens orgânicas ou relacionadas ao stress, para recuperar funções musculares e reduzir a dor resultante de um ferimento ou doença. Pode ser usada como modalidade terapêutica principal ou associada com outras intervenções terapêuticas, tais como: aconselhamento de estilo de vida, treinamento em dessensibilização, reestruturação cognitiva ou psicoterapia. Gradualmente, o treino por Biofeedback desenvolveu-se em um poderoso procedimento terapêutico.





Em ambientes educacionais e empresariais, o treino por Biofeedback é uma ferramenta para o desenvolvimento de relaxamento profundo e gestão do stress, processos que são importantes na prevenção das doenças relacionadas ao stress. Em todas as aplicações, a meta do treinamento em Biofeedback é a auto regulação, isto é, a aprendizagem de como controlar tanto os processos físicos quanto os mentais, para um funcionamento melhor e mais saudável.
 Referencia do texto original https://julyneuro.wordpress.com.
Através dos treinos os pacientes aprendema reduzir  o stress e adquirir o equilíbrio emocional.Aredução do estresse através do desenvolvimento deste  processo científico e tecnologia avançada  permite que você:
·         Seja menos reativo, comece a pensar claramentee a tomar boas decisões, especialmente sob pressão.
·         Melhorar a saúde, resistência e bem-estar; manter o equilíbrio pessoal e evitar o stress e burnout.(Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico  de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".
·         Maximize a criatividade e inovação.
·         Aumente o desempenho e inteligência geral.
·         Ritmos cardíacos adequadospodendo  alcançar  uma boa a zona de desempenho (fora da zona de esforço).
·         Transformar a resposta fisiológica doestresse emreequilíbrio de corpo -  mente e emoções  desenvolvendo melhor as áreas do intelecto, criatividade, a capacidade de tomada de decisão e habilidades de comunicação.
 O equilíbrio da frequência da variabilidade cardíacamelhorao bem-estar e facilitar o crescimento pessoal, baseada em aprender a mudar seu padrão de ritmo cardíaco para criar coerência; um estado cientificamente mensurável caracterizada por aumento da ordem e harmonia em nossos processos psicológicos e O paciente através dos treinos   com o Biofeedback FVCaprende a controlar sua fisiologia através da respiração, juntamente com seus ritmos do coração e com foco em emoções positivas.
Essa tecnologia avançada coleta dados de pulso e traduz as informações de seus ritmos cardíacos em gráficos no  computador. Como você se concentrar em uma emoção positiva e respira junto com seus ritmos do coração, você vai ver os gráficos e as luzes mudar para refletir seu nível de coerência.
Com os exercícios semanais e consecutivoso paciente poderáaumentar a sua capacidade para assumir o comando de suas reações emocionais. Sua saúde, sono, relacionamentos e qualidade de vida tende a  melhorar.
Os treinamentos são efetuados através de um programa de software e hardware coleta dados de pulso através de um sensor de orelha ou um dedo que se conecta ao computador. O programa traduz a informação de seus ritmos cardíacos em gráficos exibidos na tela do computador dando o feedback do ritmo cardíaco   que esta sendo trabalhado.
 Os treinos podem ser efetuados através de eletrodos colocados na orelha ou nos dedos. Estes captam a frequência cardíacaque é direcionada para o computador e  este através dos jogos  e do feedback facilita o desempenhos dos treinos  desenvolvendo o equilíbrio.
                             
                                                                      
Como é feito os treinos FVC:
Através de jogos e ouimagens o paciente  inicia os treinos abrindo telas no computador  avançando os níveis  para obter o controle da frequência cardíaca.
Cada game ou estimulo visualtem níveis  que deverão ser a tingidos para o bom desempenho do treino  FVC, são agradáveis  e de fácil utilização.

                         

                 
Durante os treino podemos obter as planilhas do desenvolvimento dos exercícios que estão sendo executados.
Coerência Cardiaca -Variabilidade da Frequencia Cardiaca:Entre as medidas de atividade cardíaca, ultimamente tem se destacado a variabilidade da frequência cardíaca (VFC ou HRV, heart rate variability) como uma avaliação significativa relacionada ao sistema nervoso autônomo e mortalidade cardiovascular, e tem se apresentado como importante marcador da atividade do sistema nervoso autônomo SNA .
É definida como a variação medida entre o tempo transcorrido entre duas ondas R’s, ou seja, entre RR sucessivos (2). No eletrocardiograma, o batimento cardíaco apresenta um pico gerado pela despolarização atrial (contração dos átrios) chamado de onda P, um complexo de despolarização ventricular (contração dos ventrículos) conhecido como complexo QRS e finalmente a despolarização do ventricular (relaxamento dos ventrículos), como onda T. Devido à massa dos ventrículos serem maiores que a dos átrios, a distância entre picos R’s de complexos QRS consecutivos é facilmente medido. A frequência cardíaca instantânea pode ser estabelecida como o intervalo entre dois picos R’s consecutivos, conhecido com intervalo RR. A variabilidade da frequência cardíaca é, portanto, a variação encontrada nos intervalos de tempo decorridos entre os picos RR em uma série de medias realizada no domínio do tempo.Numa sequência de eventos científicos importantes se deram os principais marcos históricos ocorridos no desenvolvimento da VFC.
Em 1965, estudando a VFC em gestantes durante o parto, Hon e Lee verificaram que a angústia fetal era precedida por alterações nos intervalos RR do feto antes que uma alteração apreciável na sua frequência cardíaca. Sayers e seus colaboradores, em 1976, demostraram a existência de ritmos fisiológicos embutidos na frequência de sinal de batimento a batimento cardíaco (intervalos RR).
Em 1978, Wolf fez a associação de maior risco de mortalidade pós infarto em pacientes que apresentavam VFC reduzida. Akselrod e sua equipe, em 1981, fizeram a introdução quantitativa da Análise Espectral de Energia (PDS) das flutuações de frequência cardíaca.
 Pomeranz, em 1985, fez a avaliação da função autonômica em humanos por meio de análise espectral da frequência cardíaca. Por meio dessa técnica é possível monitorar a atividade autonômica de forma não invasiva e em tempo real. Ewing e colaboradores, em 1985, demostraram as diferenças de curto prazo medidopelo intervalo RR com auxiliar para detectar neuropatia autonômica em pacientes diabéticos
 Em 1996, foi criado um Task Force para estabelecer padrões de medida, interpretação fisiológica e uso clínico da VFC Existem dois métodos lineares de medida da VFC: domínio do tempo e domínio da frequência. No domínio do tempo calcula-se o valor médio de RR (ou NN, normal),o desvio padrão de uma série de NN (SDNN), variância entre outros parâmetros. No segundo método, domínio da frequência, mostra como a variância(potência) se distribui em função da frequência. Para tal, usam-se algoritmos matemáticos não paramétricos, sendo mais usada a Transformada Rápida de Fourier (FFT). Outros métodos paramétricos e não lineares são encontrados na literatura.
Uma breve revisão na literatura científica sobre Biofeedback cardiovascular e coerência cardíaca demostra o amplo espectro de aplicações e resultados em diversos estados
Texto originalwww.nptronics.com.br/biblioteca-virtual-1/


Postado por MarileneSimioni  jan.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário