13 de fev. de 2010

Avaliação Neuropsicológica




Estabelece parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia, completa o diagnostico na área do desenvolvimento e aprendizagem.

Os objetivos são de levantar dados clínicos que permitam diagnosticar e estabelecer tipos de intervenção, e reabilitação particular e específica para pacientes e grupos nas seguintes condições:

Paciente que apresentam prejuízos ou modificações cognitivas ou comportamentos devido a eventos que atingiram primaria ou secundariamente o sistema nervoso central.

O potencial adaptativo não é suficiente para manejo da vida pratica, acadêmica, profissional familiar ou social.

Foram geradas ou associadas a problemas bioquímicos ou elétricos do cérebro, decorrendo disto modificações ou prejuízos cognitivos, comportamentais ou afetivos.

O paciente se beneficia de uma reabilitação mais adequada, promovendo uma intervenção terapêutica mais eficiente através de um programa de reabilitação para treino das funções prejudicadas.

O desenvolvimento cerebral da criança tem características próprias a cada faixa etária, portanto, dentro desse padrão de funcionamento cerebral, é importante a elaboração de provas de acordo com o processo maturacional do cérebro, lembrando sempre que existe uma plasticidade cerebral e que deve ser respeitada.

Crianças com dificuldades para aprendizagem, déficits de atenção e hiperatividade, dislexia, discalculias, dificuldades visuo construtivas e visou espaciais, dificuldades de compreensão verbal e articulatórias, raciocínio matemático, dentre outras, quando diagnosticadas e detectados os déficits cognitivos se beneficiam mais rapidamente dos programas de reabilitação havendo uma melhora cognitiva e emocional e comportamental mais rápida e eficaz.

Uma das técnicas utilizada para reabilitação é o EEG Neurofeedback, instrumento que nos possibilita ter a visão imediata do desempenho cerebral.

As frequências cerebrais são avaliadas através de uma avaliação EEG e efetuado o plano de treinamento onde o cérebro ira se auto regular as freqüência cerebrais adequadas ao melhor desempenho cerebral para cada paciente.


São utilizados instrumentos neuropsicológicos específicos para avaliar os dois hemisférios cerebrais, com objetivo de verificar as funções intelectuais, executivas, atencionais, Mnésticas (memória verbal e visuo-espacial), linguagem (compreensão verbal e nominal), e visuo percepto motora (organização visuo-espacial).
São avaliadas também as áreas emocionais e comportamentais.



   



O conjunto dos instrumentos utilizados nos possibilita uma avaliação global das capacidades da criança, adolescente ou adulto, bem como das dificuldades e déficits cognitivos que estão prejudicando o seu desempenho, evolução pedagógica e ou emocional e comportamental.

                          
A neuropsicologia investiga a expressão comportamental das disfunções cerebrais, isto é, a interação entre estruturas cerebrais preservadas e prejudicadas e as funções cognitivas, tais como linguagem, memória, atenção e outras.

                           
                                                 


A neuropsicologia infantipossui especificidades: maturação, estratégias cognitivas, ensino formal e cultura, e características intrínsecas à reorganização cerebral. O objetivo da reabilitação neuropsicológica é estabelecer estratégias para adaptação de funções cognitivas afetadas em relação às demandas do ambiente da criança. A reabilitação cognitiva auxilia crianças e ou adolescentes com deficiência mental, epilepsia, traumatismo crânio encefálico, síndromes autísticas, tumores cerebrais, paralisia cerebral, TDAH etc.


         





Avaliação Neuropsicológica  para adulto é  abrangente  possibilita detectar as áreas cerebrais que apresentam os déficits cognitivos  e comportamentais bem como  as reabilitações que se fazem necessárias a cada paciente.
Através deste exame  é analisado todos os lobos cerebrais (Lobo Frontal - Parietal - Temporal - Occipital dos dois hemisférios cerebrais.









Programas de reabilitação neuropsicológica podem ser voltados para dificuldades acadêmicas ou para funções cognitivas.distúrbios de aprendizagem, deficit de memória, organização visuo espacial etc..

A investigação da efetividade de programas de reabilitação depende de diversos fatores. O neuropsicólogo deve contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de reabilitação cognitiva, ser qualificado para o uso das mesmas e partilhar, com a equipe interdisciplinar, as técnicas e experiências efetivas.


As reabilitações  estabelecem parâmetros específicos para cada paciente. Serão elaborados planos de reabilitação com  treinos  neurocognitivos computadorizados ou não  com o intuito de auxiliar no crescimento e desenvolvimentos dos déficits   cognitivos apresentados 



Estamos  agendando pacientes pelo telefone 011 4994.2599
Atendimento de Crianças - Adolescentes e Adulto 

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