13 de fev. de 2010

Endocrinologia












Ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. Glândulas são órgãos que produzem substâncias as mais diversas, que vão auxiliar em várias funções do organismo.

O organismo possui dois tipos de glândulas, as endócrinas (que secretam substâncias no sangue, substâncias essas conhecidas como hormônios) e as exócrinas (que secretam substâncias em cavidades internas ou no exterior do corpo).

Hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo, geralmente à distância da glândula que os produziu. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento.

Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar

O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar doenças as mais variadas, envolvendo o organismo como um todo.

Algumas das patologias tratadas pelo endocrinologia:
Diabetes, hiperglicemia; Doenças da Tireóide (hipertireoidismo, hipotireoidismo,bócio,nódulos tireoidianos.

Obesidade Transtornos do Colesterol (Dislipidemias) Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP) - Transtornos do Crescimento e da Puberdade - Outras Doenças –

Atendemos convênios e Particulares   
Estamos  agendando pacientes pelo telefone 011 4994.2599

Atendimento de Crianças - Adolescentes e Adulto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário